Quer saber o que é DMRI?
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central, prejudicando tanto a visão de perto quanto a de longe. É uma alteração comum em pessoas acima de 55 anos, e a principal causa de perda irreversível da visão no mundo ocidental.
No Brasil, mais de 3 milhões de pessoas já convivem com a DMRI, de acordo com pesquisa da Unicamp. Esse número tende a crescer com o passar do tempo, uma vez que a média de idade da população aumenta a cada ano. Segundo dados do IBGE, em 2036, o número de idosos irá superar o de crianças no mundo e a incidência de DMRI será 3 vezes maior do que atualmente.
Um paciente com essa degeneração chega ao consultório se queixando de visão embaçada e percepção de mancha escura na região central da visão, desenvolvendo dificuldade para ler, usar computador ou telefone, dirigir e reconhecer rostos.
Os tratamentos disponíveis para essa doença não são curativos, pois não promovem a regeneração da retina. O objetivo principal é o retardo na progressão da doença. Dependendo da avaliação feita por um oftalmologista especialista em retina, pode ser indicado ao paciente suplementação vitamínica, Terapia Anti-VEGF (aplicações de injeções locais com medicamentos), Terapia Fotodinâmica (injeções na veia) ou Fotocoagulação com laser.
🔸Algumas medidas para prevenir a DMRI podem ser colocadas em práticas como:
• Manter um estilo de vida saudável e ativo
• Complementação com multi vitamínicos;
• Comer mais peixes e folhas verde-escuras;
• Não fume e evite o consumo de bebidas alcoólicas;
• Utilize óculos de sol;
• Controle os níveis da pressão arterial e do colesterol com o acompanhamento de um médico.
Um teste simples e eficaz é a Tela de Amsler. Todo paciente com Degeneração de Mácula deve monitorar sua visão através desse teste pelo menos uma vez por semana. Mas, você pode começar a prevenção mesmo se não tiver a doença. Confira nas imagens.