Retinose Pigmentar
❓Você já ouviu falar sobre a Retinose Pigmentar?❓
🔸É uma doença hereditária e genética que não tem cura. Ela se manifesta ainda na juventude e provoca uma degeneração na retina, parte importante do sistema ocular, causando deficiência visual grave. Estima-se que a Retinose Pigmentar tenha incidência de 1 em cada 4000 pessoas.
🔸Um dos sintomas iniciais da Retinose Pigmentar é a dificuldade de se enxergar à noite ou com pouca luz, que pode ser percebido logo na infância. Mais tarde, surgem manchas escuras que se desenvolvem na visão lateral (visão túnel). E ao longo dos anos, atinge a visão central, podendo levar à cegueira na fase adulta.
🔸Apesar de nos últimos anos estudos avançarem em termos de tratamentos eficazes para a doença, ainda não existe uma comprovação de eficácia, mas os medicamentos anti-angiogênicos têm alcançado um efeito bastante positivo no controle da doença.
👉🏻Ao sinal dos primeiros sintomas, procure um profissional imediatamente. O acompanhamento próximo e constante com o oftalmologista é de extrema importância em razão da gravidade que a doença apresenta.